sábado, 1 de novembro de 2008

EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTESANATO
NA FESTA DA PADROEIRA/2008

Por ocasião da Festa da Padroeira - 2008, a Prefeitura Municipal proporcionou aos artesãos de Boa Saúde a exposição e venda de artesanato. O Conselho Comunitário de Boa Saúde juntamente com a Associação dos Artesãos de Boa Saúde participaram do evento oferecendo opções variadas em termos de artesanato e lembranças da festa fazendo alusão a padroeira Nossa Senhora da Saúde.
A MULTIMISTURA E A
PASTORAL DA CRIANÇA
A multimistura é um composto alimentar feito com farinhas e farelos que podem ser de arroz, trigo, soja, milho e pós de sementes de jerimum, girassol, gergelim, casca de ovo e folha de macaxeira. Foi criada pela pediatra Clara Takaki Brandão. Nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.A pediatra Clara Brandão num recente encontro com o Vice-presidente da República pediu que ele não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças. Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo. Ela já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão - mas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros.Recentemente, o governo comemorou a redução de 13% nos óbitos de crianças entre os anos de 1999 e 2004, justamente, no período em que a multimistura tinha se propagado para todo o País. Desde 1973, Clara Brandão já levou a multimistura para quase todos os municípios brasileiros, com a ajuda da Pastoral da Criança. A multimistura tem até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializa-dos. Sem contar a economia: “Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca”, compara Clara.Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubo para as plantas e como comida para engordar porco. Em 1984, o Unicef constatou aumento de 220% no padrão de crescimento dos subnutridos. Dessa época, Clara guarda o diário de Joice, uma garotinha de dois anos e três meses que não sorria, não andava, não falava. Com a multimistura, um mês depois Joice começou a sorrir e a bater palmas. Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.Clara Brandão enfrenta adversários podero-sos. Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble . “É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industriali-zada”, diz a pediatra.
A EXPERIÊNCIA DE BOA SAÚDE
Em Boa Saúde, a multimistura começou a ser produzida em 2006 por um grupo de mulheres, na sede do Conselho Comunitário, sob a orientação da Assistente Social Eidante Paiva de Souza. O trabalho começou contando com o apoio financei-ro do Programa Desenvolvimento Solidário que possibilitou a reforma do prédio e a compra dos equipamentos. A multimistura produzida no Con-selho Comunitário, pelo grupo de mulheres, é composta por farinha de milho, de soja e de trigo, farelo de trigo e pos de semente de jerimum, de folha de macaxeira ou mandioca e de casca de ovo. A maior parte da produção é vendida ao Programa Compra Direta, que é executado nos municípios pela EMATER com o apoio das prefeituras e recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. A produção adquirida pelo referido Programa, em Boa Saúde, está sendo destinada às 350 crianças da Pastoral da Criança em 10 comunidades, incluindo a sede do município e o Córrego de São Mateus. Cada criança recebe por mês um quilo de multimistura ou farinha de milho enriquecida como também é chamada. A Equipe da Pastoral da Criança de Boa Saúde, coordenada por Rita de Cáscia dos Santos faz a distribuição da multimistura, acompanha o peso das crianças e tem constatado que o consumo do produto tem contribuído para a melhoria do estado nutricional das crianças.



Um comentário:

Unknown disse...

Como eu faço para comprar esta multimistura?