Incentivo ao Plantio de Árvores

Produção e distribuição de mudas

Sunday, June 01, 2008


MORINGA: Complemento alimentar para o Nordeste

Folhas de Moringa


Sementes de Moringa

Folhas, flores e vagem da Moringa
A Moringa é uma árvore de pequeno porte e de crescimento rápido, que alcança até 12 metros de altura. Os seus frutos representam um alimento básico na Índia e na África. Os seus frutos verdes, folhas, flores e sementes torradas são altamente nutritivos e consumidos em muitas partes do mundo. O óleo obtido das sementes pode ser usado no preparo de alimentos, na fabricação de sabonetes, cosméticos e como combustível para lamparinas. A pasta resultante da extração do óleo das sementes pode ser usada como fertilizante ou ainda na alimentação animal. Na Índia, todas as partes da planta são usadas na medicina natural, porém, a química e a farmacologia das diferentes partes da planta são ainda pouco conhecidas.
A Moringa pode ser facilmente cultivada por sementes ou por estacas. As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras. A planta requer poucos tratos culturais e cresce até 4 metros no primeiro ano. Em condições favoráveis, uma única planta pode produzir de 50 a 70 kg de frutos por ano. É uma das plantas mais úteis para as regiões semi-áridas, como o Nordeste brasileiro. Suas folhas podem ser colhidas diariamente para uso em sopas, molhos e saladas. Possuem um alto conteúdo de proteína (27%) e são ricas em vitamina A e C, cálcio, ferro e fósforo. Nas regiões secas, o cultivo da Moringa é vantajoso uma vez que suas folhas podem ser colhidas quando nenhum outro vegetal fresco está disponível. As flores, só devem ser consumidas cozidas, fritas ou misturadas a outros alimentos. Os frutos verdes são também muito nutritivos, contendo todos os aminoácidos e são preparados de forma similar às ervilhas verdes. A semente seca serve como purificador da água e recente-mente foi aprovada como repelente do mosquito da dengue.
A Moringa é conhecida em nossa região como Lírio Branco, entretanto a sua utilização como alimento rico em vitaminas e minerais para as pessoas e para os animais até então era desconhecida. O Jornal da Cidadania de setembro de 2007 publicou um artigo sobre a importância da Moringa. De lá para cá, o Conselho Comunitário de Boa Saúde vem incentivando o seu cultivo e uso através de palestras e distribuição de sementes para o plantio, com a participação de algumas associações comunitárias. Quem quiser participar dessa atividade é só entrar em contato com o Conselho Comunitário.
As folhas da moringa contém alto teor de vitaminas, minerais e proteínas. Combatem a desnu-trição, tratam as úlceras, os problemas da vista e da pele.
Como usar: juntar as folhas, deixar secar e transformá-las em pó.Dosagem: usar uma colher de chá durante as refeições. Isto ajuda a manter a saúde das pessoas e proporciona às crianças e aos idosos uma boa quantidade de vitaminas e minerais.
Veja mais em: http://www.jardimdeflores.com.br/



Nenhum comentário: