sábado, 1 de novembro de 2008

CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA MULTIMISTURA:
Lamentavelmente, temos uma notícia para as mães da Pastoral da Criança, que não gostaríamos de dar, sobre a multimistura. A quantidade de 2.000 quilos que ficou acertada com a EMATER para ser adquirida pelo Programa Compra Direta e ser distribuída durante seis meses com as 350 crianças assistidas pela Pastoral da Criança, foi reduzida para apenas 400 quilos.O motivo alegado foi que o grupo de mulheres que produz a multimistura, sob a orientação do Conselho Comunitário de Boa Saúde, não dispõe de milho suficiente para produzir a quantidade que havia sido empenhada. Entretanto a EMATER não levou em consideração a quantidade de milho em grãos em estoque, bem como, a farinha de milho já processada.Foi alegado, também, que nesta etapa do Programa Compra Direta está havendo mais rigor na seleção dos fornecedores e que só estão sendo recebidos os produtos cujas matérias-primas principais sejam produzidas pelo fornecedor do programa, como por exemplo: a pessoa que produz o bolo, que é destinado a merenda escolar do município, deve ser a mesma que cria a galinha para produzir o ovo, que tem o coqueiro para produzir o coco ou cria a vaca para produzir o leite. Só é permitido comprar açúcar, farinha de trigo e fermento para colocar no bolo. Os demais ingredientes devem ser produzidos pelo fornecedor. Outro exemplo: o fornecedor de tapioca para a merenda escolar deve ser a mesma pessoa que planta a roça, produz a goma e produz o coco.Mostrados esses exemplos, espera-se que o Programa Compra Direta que é executado no município pela EMATER com a participação da Prefeitura de Boa Saúde, com recursos do Governo Federal, não esteja usando dois pesos e duas medidas em relação aos seus fornecedores, favorecendo a uns e prejudicando a outros.O grupo de produção da multimistura com o apoio do Conselho Comunitário decidiu que não vai ficar parado. Deve continuar produzindo a multimistura de acordo com as possibilidades de colocação no mercado e buscando outras possibilidades de produção de outros alimentos alternativos. Além da multimistura o grupo vai produzir farinha de milho torrada e farinha de linhaça. Foto: Entrega da multimistura no Córrego de São Mateus.
DOAÇÃO DE LIVROS
O Conselho Comunitário realizou uma campanha de arrecadação de livros para a Biblioteca Maria Almeida Galvão, da Escola Estadual Maria do Rosário. Como resultado, foram doados mais de 300 livros pelos moradores do Condomínio Villa de Sante Anne, em Natal e entregues para fazer parte do acervo da referida biblioteca. As fotos mostram um dos momentos da entrega dos livros.
TRABALHO COM A TERCEIRA IDADE



No dia 05/04/2008, como vem acontecendo todo primeiro sábado do mês, o Conselho Comunitário realizou uma palestra sobre o valor das plantas medicinais e os seus benefícios para a saúde, tendo como participantes um grupo de pessoas da terceira idade.A utilização das plantas medicinais é uma das mais antigas práticas empregadas para o tratamento das enfermidades humanas e muito já se conhece a respeito de seu uso por parte da sabedoria popular.O agricultor vive muito próximo desta farmácia natural, entretanto é preciso conhecer mais e habituar-se a usá-la para si e para a sua família pois, com certeza, existe um remédio para prevenir ou curar qualquer tipo de doença.Durante a palestra, vários tipos de plantas foram citados e a sua aplicação na medicina popular. Como resultado, a maioria dos participantes manifestou o desejo de cultivar ou aumentar o plantio de ervas medicinais nos seus quintais.Ao final, foram servidos vários tipos de chás com plantas cultivadas pelos participantes, acompanhados de bolos e biscoitos produzidos por Eri. Nas receitas foram utilizados ingredientes naturais e ricos em fibras, como: multimistura, farinha de milho, farinha de soja, pó de semente de jerimum, gergelim, frutas secas e açúcar mascavo. Essa atividade teve continuidade no dia 03/05/2008 e será repetida nos primeiros sábados de cada mês.
Fotos: Biscoitos caseiros da Eri e Hora do "Chá daTarde"

Nenhum comentário: