sábado, 1 de novembro de 2008

CONSELHO COMUNITÁRIO EM AÇÃO
CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA


Muita alegria e descontração marcaram a comemoração natalina do Conselho Comunitário de Boa Saúde no dia 21 de dezembro, com a participação da diretoria, associados, participantes do Projeto de Alimentação Alternativa, dos artesãos da Associação dos Artesãos de Boa Saúde, representantes de associações comunitárias e do Conselho Municipal do FUMAC.Iniciando, Eridante, presidente do Conselho Comunitário, falou sobre o sentido do Natal e fez uma retrospectiva do trabalho realizado pela referida instituição durante 2006. Em seguida a confraternização natalina continuou com a descoberta dos amigos secretos, sorteio de brindes e o jantar, cuja comida e bebida, como nos anos anteriores, foi oferecida pelos participantes.
FESTIVAL DA SOLIDARIEDADE
No dia 31/12/2006, o Conselho Comunitário realizou o Festival da Solidariedade, cuja renda foi apenas de 755,00. A mudança do horário da Missa de Final de Ano que estava programada para a meia noite e foi antecipada para as 22 horas, prejudicou o resultado financeiro do evento.Os prêmios foram doados pelo Mercadinho Freitas, Vice-prefeito Mário Cordeiro, José Alaí, Manoel Ribeiro e Dona Salete, Dr. Wellington, Manoel Matias e Restaurante Central. A diretoria do Conselho agradece aos doadores dos prêmios, às pessoas que venderam e compraram as cartelas, aos Marotos do Forró e à Rádio FM Boa Saúde.
NATAL DAS CRIANÇAS No Dia de Reis foi realizada em Ipueiras uma Comemoração Natalina reunindo cerca de 120 crianças das comunidades de Ipueira, Murici e Limoeiro. A maioria participa da Pastoral da Criança e esteve acompanhada pelos pais. Constou de uma reflexão sobre o sentido do Natal, numa abordagem dirigida às crianças, feita por Eridante, seguida das brincadeiras do “quebra pote”, “corrida no saco” e distribuição de lancheiras e refrigerantes.Foi uma iniciativa da Associação Comunitária de Ipieiras, que tem como presidente José de Crispim e contou com os apoios do Conselho Comunitário de Boa Saúde, do Conselho Municipal do FUMAC e a colaboração de várias pessoas que fizeram doações para o lanche e a distribuição de brinquedos.
CORAL “O CANTO DO ROUXINOL" No dia 22/02/2007 foi realizado o primeiro ensaio do Coral Infanto-Juvenil “O Canto do Rouxinol”, que está sendo organizado pelo Conselho Comunitário de Boa Saúde com a participação de 30 crianças de sete a 14 anos de idade. Antecedeu ao ensaio uma reunião com as mães das crianças para torná-las cientes dos objetivos do Coral e definir a participação dos mesmos na referida atividade.Um sistema de apadrinhamento foi estabelecido, de forma que todas as crianças vão receber o uniforme para as apresentações, sem que os pais assumam qualquer despesa.
ATIVIDADES COM A TERCEIRA IDADE

Um grupo de pessoas da terceira idade está se reunindo na sede do Conselho Comunitário de Boa Saúde e participando de palestras educativas e outras atividades que ocupem melhor o seu tempo. Na reunião realizada no dia 23/02/2007 depois de uma discussão sobre o valor das plantas medicinais para a saúde, algumas pessoas saíram da reunião com o propósito de plantar ervas medicinais nos quintais de suas casas, um hábito que já foi muito comum e que está desaparecendo.
PRODUÇÃO DA MULTIMISTURA

Neste mês de março será reiniciada a produção da Multimistura por um grupo de 10 mulheres que participam do Projeto de Alimentação Alternativa, implantado com o apoio financeiro do Programa Desenvolvimento Solidário. Com a volta do funcionamento do Programa Compra Direta ao Agricultor Familiar, executado pela EMATER com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, a distribuição da Multimistura com 350 crianças da Pastoral da Criança terá continuidade na sede do município e em nove comunidades do meio rural. Um relatório sobre esse trabalho foi enviado ao Coordenador do Programa Desenvolvimento Solidário, bem como ao Coordenador Regional da EMATER em São Paulo do Potengi e à Coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Natal.
PROTAGONISMO JUVENIL
No dia 01/03/2007, o Conselho Comunitário e a EMATER Escritório Local de Boa Saúde reuniram 24 jovens da sede do município com o objetivo de dar continuidade ao Programa Protagonismo Juvenil em Boa Saúde. Em 2006, a EMATER através do referido programa deu apoio ao Grupo ANJO e neste ano de 2007 quer ampliar e diversificar as suas atividades em parceria com o Conselho Comunitário de Boa Saúde. Num próximo encontro do grupo com a participação de técnicos do Escritório Regional da EMATER serão detalhados os objetivos e metas do trabalho a ser realizado, incluindo atividades nas áreas de arte e cultura, educação profissional e inclusão digital

Nenhum comentário: