segunda-feira, 22 de março de 2010

EXPLOSÃO NA FESTA DA PADROEIRA

QUE SIRVA DE LIÇÃO!
A explosão ocorrida por ocasião do show pirotécnico no encerramento da Festa da Padroeira de Boa Saúde pode servir de lição. Por mais que as pessoas tenham recebido socorro imediato, tratamento médico especial e os seus direitos sejam respeitados, houve perda de vida humana e seqüelas em vítimas que jamais serão reparadas. O acidente está sendo investigado e, certamente, serão conhecidas as causas e os culpados.
A festa acabou em uma tragédia que jamais será esquecida. Em mais de 132 anos de tradição, nunca ocorreu nada parecido em nossa cidade. Será difícil, a partir de agora, ter a coragem de olhar para o céu de Boa Saúde e assistir a um show de fogos de artifício. Certamente a sena da tragédia será relembrada, apagando o colorido e a beleza dos fogos. Até então não sabíamos o perigo que corríamos. A repercussão da tragédia foi grande e será lembrada sempre com tristeza.

A respeito de shows pirotécnicos promo-vidos pelas prefeituras, Thaisa Galvão, em seu blog, faz as seguintes colocações:
“O acidente em Boa SaúdeRN/, que ao contrário das primeiras informações, não foi a explosão de um botijão de gás, e sim dos foguetões utilizados para o show pirotécnico, chama a atenção para prefeitos de todo o Estado. Durante as festas de padroeiros, é comum o show de fogos. Tanto depois das novenas, quanto na procissão. Lembro de uma vez, na procissão de Nossa Senhora da Guia, em Acari, uma ‘vareta’ de foguetão caiu bem na cabeça de uma mulher. Nas festas do interior, du-vi-de-o-dó que se chame Corpo de Bombeiros para vistoriar qualquer coisa. Até porque a logística não permite. Imagine que se houver um incêndio de grandes proporções em um município do interior do RN, vai ser difícil – se não impossível – a chegada dos bombeiros... Imagine para somente vistoriar o espetáculo pirotécnico que o prefeito se orgulha de exibir para o seu povo. Melhor mesmo é acabar com a farra dos fogos, antes que seja tarde demais”.

Nenhum comentário: