domingo, 29 de abril de 2012

ARTESANATO:


O Artesanato de Boa Saúde foi destaque no
 Programa de Artur de Souza “Fala Boa Saúde”


Neste domingo, 29 de abril, uma das pessoas entrevistadas na FM Boa Saúde foi Aparecida Estevam, presidente da Associação dos Artesãos de Boa Saúde.
Aparecida participou do “Fala Boa Saúde”, programa radiofônico produzido e apresentado por Artur de Souza todos os domingos às 10 horas, na Radio Comunitária FM Boa Saúde.
Artur, inicialmente, ressaltou a importância do trabalho realizado por José Alai e Eridante à frente do Conselho Comunitário de Boa Saúde, dando oportunidade às pessoas que produziam algum tipo de artesanato, se aperfeiçoarem e se organizarem.
Por ocasião da apresentação da entrevistada, Artur falou sobre o trabalho realizado por Aparecida na área da saúde e que a mesma ao se aposentar  encontrou no artesanato uma atividade que lhe fez esquecer os problemas de saúde.    
Aparecida começou dizendo que ao se aposentar por problemas de saúde achou que o mundo tinha acabado para ela, mas logo fez um curso de bijuteria passou a produzir algumas peças, mas com o tempo parou.  Surgiu então a oportunidade de participar dos trabalhos de artesanato no Conselho Comunitário de Boa Saúde. Desse trabalho veio a aperfeiçoamento do fuxico da vovó com o crochê, trabalho esse que é feito por um grupo de 12 artesãs.
Na hora de falar sobre a participação nas feiras de artesanato, Aparecida se empolgou dizendo “... em 2011 participamos de todas as feiras de artesanato no Estado e nesse ano, na feira do Centro de Convenções, tiramos em primeiro lugar no artesanato de linhas e tecidos e como prêmio ganhamos um estande no valor de dois mil reais para o próximo ano e vamos ficar junto com o artesanato internacional”. Ainda sobre as feiras, ela disse que os técnicos do Governo do Estado levam o artesanato de Boa Saúde para outros estados como; São Paulo e Pernambuco.
Em determinado momento, Aparecida falou sobre a importância do apoio e do incentivo de José Alaí ao artesanato de Boa Saúde e que o trabalho precisa muito do apoio do poder público. Finalizando, Aparecida falou sobre o apoio que espera do Pastor Weliton como novo presidene do Conselho e agradeceu a Artur e a Ézio pela oportunidade de divulgar e tornar mais conhecido o artesanato de Boa Saúde.

CONSELHO COMUNITÁRIO:


Reunião da diretoria e associados
Neste dia 28 de abril, a diretoria e os associados do Conselho Comunitário de Boa Saúde estiveram reunidos tratando de assuntos de interesse da entidade e da comunidade. Inicialmente o Pastor Weliton falou da sua disposição de trabalhar como presidente do Conselho, mas que nada poderia ser feito sem contar com a participação e colaboração dos associados. Ressaltou que por mais boa vontade e disposição que ele tenha, nada poderá obter êxito sem apoio e colaboração, inclusive do poder público. Parte da sua fala foi dedicada ao trabalho realizado anteriormente sob a coordenação José Alai e Eridante, destacando a produção da multimistura e o artesanato.
Sobre o trabalho a ser realizado, com a participação dos presentes, foram levantadas as seguintes propostas: Contato com a EMATER para ver a possibilidade de retomar a produção da multimistura; encaminhamento de novo pedido de registro do Conselho junto à Secretaria Municipal de Assistência Social; realização de um sorteio de brindes com vistas a arrecadação de recursos para custear as despesas do Conselho e realização de um mutirão para revisão do telhado da sede do Conselho, tendo em vista impedir a invasão dos pardais.
Conforme ficou determinado na reunião anterior, parte dos associados presentes à reunião deram sua contribuição financeira para os trabalhos do Conselho. Ao final da reunião foi cantado os parabéns para os aniversariantes e servido um lanche trazido pelos participantes da reunião. A próxima reunião do Conselho será no dia 26 de maio às 15 horas.