segunda-feira, 22 de março de 2010

EXPLOSÃO NA FESTA DA PADROEIRA

QUE SIRVA DE LIÇÃO!
A explosão ocorrida por ocasião do show pirotécnico no encerramento da Festa da Padroeira de Boa Saúde pode servir de lição. Por mais que as pessoas tenham recebido socorro imediato, tratamento médico especial e os seus direitos sejam respeitados, houve perda de vida humana e seqüelas em vítimas que jamais serão reparadas. O acidente está sendo investigado e, certamente, serão conhecidas as causas e os culpados.
A festa acabou em uma tragédia que jamais será esquecida. Em mais de 132 anos de tradição, nunca ocorreu nada parecido em nossa cidade. Será difícil, a partir de agora, ter a coragem de olhar para o céu de Boa Saúde e assistir a um show de fogos de artifício. Certamente a sena da tragédia será relembrada, apagando o colorido e a beleza dos fogos. Até então não sabíamos o perigo que corríamos. A repercussão da tragédia foi grande e será lembrada sempre com tristeza.

A respeito de shows pirotécnicos promo-vidos pelas prefeituras, Thaisa Galvão, em seu blog, faz as seguintes colocações:
“O acidente em Boa SaúdeRN/, que ao contrário das primeiras informações, não foi a explosão de um botijão de gás, e sim dos foguetões utilizados para o show pirotécnico, chama a atenção para prefeitos de todo o Estado. Durante as festas de padroeiros, é comum o show de fogos. Tanto depois das novenas, quanto na procissão. Lembro de uma vez, na procissão de Nossa Senhora da Guia, em Acari, uma ‘vareta’ de foguetão caiu bem na cabeça de uma mulher. Nas festas do interior, du-vi-de-o-dó que se chame Corpo de Bombeiros para vistoriar qualquer coisa. Até porque a logística não permite. Imagine que se houver um incêndio de grandes proporções em um município do interior do RN, vai ser difícil – se não impossível – a chegada dos bombeiros... Imagine para somente vistoriar o espetáculo pirotécnico que o prefeito se orgulha de exibir para o seu povo. Melhor mesmo é acabar com a farra dos fogos, antes que seja tarde demais”.

ARTESÃOS DE BOA SAÚDE- RN PARTICIPAM DA FIART

De 22 a 31 de janeiro de 2010 a Associação dos Artesãos de Boa Saúde, com o apoio do Conselho Comunitário de Boa Saúde, participa da 15ª FIART – Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Convenções de Natal, um evento promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura de Natal e SEBRAE. A 15ª FIART conta com a participação de artesãos de 18.países, dos 27 estados do Brasil e da maioria dos municípios do Rio Grande do Norte. Além da exposição e comercialização do bonito e variado artesanato de várias partes do mundo, a FIART é um encontro de vários povos, várias culturas e tradições.

Os artesãos de Boa Saúde estão participando da FIART pela primeira vez, depois que os produtos confeccionados por um grupo de 12 mulheres foram avaliados pelo PROART e considerados de boa qualidade e em condições de competir com o artesanato que é exposto e comercializado no referido evento.O estande de Boa Saúde ficou localizado na mesma ala em que ficaram localizados os famosos bordados de Caicó e o artesanato em pedras de Currais Novos, na área reservada pelo Governo do Estado para as Associações de Artesãos e artesãos autônomos, contando com toda assistência do PROART/ Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social que tem como Secretário José Gercino Saraiva. O estande do artesanato de Boa Saúde recebeu a visita da Governadora Vilma de Farias, do Senador Garibalde Alves, do Secretário de Trabalho e Ação Social e outras autoridades que visitaram a FIART.Os principais produtos comercializados na FIART pela Associação dos Artesãos de Boa Saúde foram: panos de prato, toalhas de lavabo, estolas, conjuntos para banheiro, conjuntos de toalhas de banho, tapetes para banheiro, almofadas, sandálias decoradas, colares e tiaras. A maioria dos produtos foram confeccionados com tecidos e fios em algodão cru, utilizando como técnicas artesanais: crochê, fuxico, borda-do em ponto cruz e vagonite e a pintura em tecido. Na fase de produção os artesãos contaram com a orientação dos técnicos Marcílio de Souza, do PROART e Gilson Firmino. A coordenação do estande ficou sob a responsabilidade de uma equipe composta por José Alaí, Eridante, Aparecida Campos e Sônia Rafael. Fazendo uma rápida avaliação, José Alaí considerou que “essa participação na FIART foi a primeira grande oportunidade que os artesãos de Boa Saúde tiveram de mostrar o seu talento e comercializar o seu trabalho num evento onde a população de Natal se faz presente, além dos turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo. Resta-nos agora aperfeiçoar cada vez mais o nosso artesanato, buscando o apoios e parcerias necessárias”.